O Rio de Janeiro é uma cidade litorânea do Brasil. É famosa por suas praias e pela icônica estátua do Cristo Redentor no topo do Morro do Corcovado. A cultura do Brasil é conhecida por sua diversidade étnica e propensão à celebração, por isso os viajantes terão uma surpresa. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas da América do Sul e tem muito a oferecer aos turistas. Junto com suas vistas deslumbrantes que parecem quase irreais, o Rio de Janeiro tem uma variedade de atrações populares exclusivas da cidade à beira-mar.
Conhecido pelos cariocas como “Cidade Maravilhosa”, que significa “cidade maravilhosa” ou “cidade maravilhosa”, o Rio de Janeiro certamente faz jus ao seu apelido com sua atmosfera animada. O ambiente natural do Rio é espetacular e é uma das características mais procuradas da região. A paisagem é dramaticamente diversificada e possui montanhas cercadas por florestas exuberantes, grandes baías, a Floresta Amazônica, praias, lagoas e, claro, a paisagem urbana. O Rio é um destino importante para a cultura do Brasil e abriga muitas atrações populares que são mundialmente famosas. O Carnaval é um exemplo dos atrativos culturais promovidos pela cidade. O carnaval acontece todos os anos no Rio e é considerado o maior carnaval do mundo. É um festival do Brasil que tem cores vibrantes, dança e música pelas ruas (além de milhões de pessoas).
Como o Rio de Janeiro tem tantas vantagens, a segurança pode ser uma preocupação devido à quantidade de pessoas que o visitam. O Rio é um grande centro econômico e cultural, por isso a cidade pode ser esmagadora com os milhões de turistas nacionais e estrangeiros que viajam para conhecer a cidade todos os anos.
O Rio de Janeiro é seguro para turistas e viajantes individuais?
O Rio de Janeiro é geralmente considerado seguro para visitar. A cidade tem mais de 6,7 milhões de habitantes e é um destino considerável, por isso não é surpresa que alguns viajantes questionem os seus níveis de segurança. Embora o Rio seja relativamente seguro para os turistas, tem má reputação devido às representações cinematográficas e a algumas áreas perigosas. A segurança não é um monólito no Rio de Janeiro, por isso o bairro onde os viajantes ficam é de extrema importância.
Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon são alguns dos melhores bairros onde o turista pode se hospedar durante sua estada no Rio. Todas essas áreas estão próximas de atrações e são consideradas seguras. O Leme é um lugar pitoresco e mais sereno, enquanto o Leblon é uma das áreas mais caras. Tanto Copacabana quanto Ipanema oferecem aos viajantes acomodações luxuosas com quartos à beira-mar. Em última análise, muitas pessoas que frequentam o Rio preferem ficar em Copacabana por ser seguro e estar convenientemente localizado perto da praia, transporte público e muita vida noturna.
Golpes comuns que você deve conhecer no Rio de Janeiro
Nenhum país está imune a golpes, especialmente aqueles que têm como alvo turistas desavisados – e o Rio não é exceção. Os golpes mais comuns giram em torno de furtos e cobranças excessivas de turistas desavisados. Os golpes de cobrança excessiva incluem pacotes turísticos superfaturados para ver o Cristo Redentor ou táxis que fazem rotas desnecessariamente longas ou não revelam o preço antes de chegar ao destino do viajante. Evite isso usando aplicativos de transporte onde o preço é divulgado claramente antes de entrar no carro.
Enquanto isso, as praias estão sujeitas a golpes que exigem que os banhistas incluam comida e bebida no aluguel de cadeiras de praia ou guarda-sóis. Da mesma forma, as pessoas que oferecem itens à venda muitas vezes cobram caro demais, especialmente quando usam um cartão de crédito para pagamento. Isso deixa o turista desavisado enfrentando um choque quando a fatura do cartão de crédito chega mais tarde. Evite esse golpe recusando-se a pagar com cartão e usando apenas dinheiro.
E outro golpe ao qual as pessoas devem estar atentas é o truque das fraldas. Este brinca com a natureza melhor de uma pessoa, quando uma mulher segurando uma criança pede aos turistas que a ajudem a comprar fraldas e leite para seu filho. Convenientemente, ela sabe exatamente a qual loja ir para fazer a compra. Na verdade, ela tem um acordo com o lojista e ganha uma comissão por cada marca desavisada que traz para a loja.
Como se manter seguro no Rio de Janeiro
Para os banhistas, o Rio é um destino ideal. Mas, uma visita à água pode ser a última vez que os visitantes verão os seus pertences, se não tomarem cuidado. Principalmente em Copacabana e Ipanema, o turista deve ficar de olho nos seus pertences e nunca deixar nada sem vigilância. Furtos de carteira, roubos e fraudes são geralmente o que os estrangeiros devem se preocupar no Rio de Janeiro. Os viajantes também devem ter cuidado à noite e evitar caminhar sozinhos, pois isso pode torná-los mais suscetíveis a atividades duvidosas. Estes tipos de pequenos crimes levaram a um aumento da presença policial em áreas turísticas populares, para que os visitantes não sejam vítimas.