Assim que as comemorações de Ano Novo param, muitos viajantes na América do Sul voltam seus olhos para o próximo grande evento… o Carnaval no Brasil! O destino mais popular no Brasil para celebrar este evento icônico (e por boas razões) é o Rio de Janeiro.
Muitos viajantes sonham em ir ao Carnaval do Rio, porém muitos o ignoram apenas pelos gastos que parecem cercar este evento de classe mundial.
E é verdade, os preços durante o Carnaval do Rio são inflacionados, e ir ao Carnaval do Rio com orçamento limitado pode parecer impossível. No entanto, existem alguns truques e dicas que podem impedir qualquer pessoa de quebrar o banco enquanto tem uma experiência única na vida.
Participei do Carnaval do Rio e foi realmente uma das melhores experiências da minha vida e um destaque da minha viagem ao Brasil. Uma semana de festa, dança, cultura e comemoração em uma das cidades mais malucas que já existiu.
Literalmente, estão programadas milhares de festas de quarteirão e há um estádio inteiro construído exclusivamente para os desfiles de samba. O espetáculo que é o Carnaval do Rio é difícil de imaginar – basta ir e vivenciar você mesmo.
Embora ir ao Carnaval do Rio não fosse exatamente um evento “barato”, consegui ficar dentro do meu orçamento apertado. Eu estava em uma viagem de um ano, então não poderia gastar todo o meu dinheiro em um só lugar.
Essas são todas as minhas dicas para ir ao Carnaval do Rio gastando pouco e se divertindo muito! Também atualizei todas as informações para refletir o próximo carnaval deste ano.
1) Escolha o bairro “certo”
Esses rumores tornaram os preços dos albergues ridículos durante o Carnaval (às vezes até três vezes o preço normal). Não acho que valha a pena pagar o dinheiro extra para ficar nessas áreas, já que as festas do quarteirão estão EM TODA PARTE da cidade e você estará explorando de qualquer maneira.
Sugiro ficar em um bairro diferente, como Lapa ou Santa Teresa.
A Lapa é a zona de festas com melhor vida nocturna, por isso ficar nesta zona é definitivamente benéfico para quem gosta de tomar algumas bebidas. Santa Teresa fica a poucos passos da Lapa e oferece algumas das festas mais animadas do bairro (é o lugar preferido dos cariocas para festejar).
Ficar nesses bairros economizará dinheiro, pois os albergues aqui são sempre muito mais baratos. E além do preço, acredito sinceramente que o clima é melhor nessas áreas.
2) Fique pelo menos uma semana
A maioria dos albergues terá uma regra e aceitará reservas apenas para um determinado número de dias (geralmente reservas mínimas de 5 a 7 dias). Reservas de duração mais curta geralmente incorrerão no mesmo custo que uma estadia para a semana completa.
Sem falar que há tanta coisa para fazer e explorar no Rio durante o Carnaval que qualquer período de menos de uma semana parecerá apressado.
Então pensando nisso, procure ficar a semana inteira do Carnaval. Isto não só lhe poupará dinheiro, mas também lhe dará tempo para se recuperar em alguns dias, pois o Carnaval é muito cansativo!
3) Escolha acomodações com cozinha e sem bar
Os preços das acomodações aumentam durante o Carnaval, assim como os preços dos alimentos e bebidas. Eu recomendo fortemente ficar em um albergue com cozinha para evitar ter que comer fora em todas as refeições.
Até os preços da comida de rua foram inflacionados para mais do que eu normalmente gastaria em uma refeição em um restaurante! Cozinhar refeições economiza orçamento, principalmente no Carnaval. Não consigo enfatizar isso o suficiente.
Para quem gosta de beber, recomendo também reservar um albergue que permita trazer sua própria bebida alcoólica. As reuniões sociais no albergue serão uma ocorrência regular antes e depois das festas, portanto, evitar os preços das bebidas no bar do albergue também economizará muito no orçamento.
Nas ruas, os preços são muito bons, pois os vendedores locais vendem cervejas mais baratas. Por 1 cerveja pequena você pode esperar pagar cerca de US$ 1,50.