Irresistivelmente carismático e cheio de energia, o Brasil encanta os visitantes com sua beleza e caráter encantador. Desde grandes cidades densamente povoadas, como Rio de Janeiro e São Paulo, até extensões remotas e selvagens na Amazônia e no Pantanal, há uma força positiva subjacente a todos os aspectos da vida diária.
Este é um país 35 vezes maior que o Reino Unido e domina a América do Sul, com as suas preciosas selvas fornecendo o ar que o nosso planeta precisa para respirar. A variedade de paisagens é incrível e as espécies que habitam estes diversos ecossistemas são apropriadamente exóticas: araras riscam os céus num arco-íris de cores, gatos ameaçados de extinção escondem-se na vegetação rasteira e zonas húmidas proporcionam um lar para tamanduás-bandeira e para o maior roedor do mundo, a capivara.
Mas as pessoas são o maior triunfo do Brasil – desde tribos amantes da natureza que protegem ferozmente as suas florestas, até ao samba carioca pelas ruas do Rio, todos têm uma história interessante para contar.
O que fazer
Poucas cidades podem rivalizar com a beleza natural do Rio. As ondas do Atlântico batem no sopé das montanhas cobertas de selva e as praias douradas se estendem por quilômetros. Subidas íngremes são recompensadas com miradores que marcam a memória, mas alguns mirantes incríveis estão no topo da lista. Pegue um trem pela Mata Atlântica para ficar aos pés sagrados do Cristo Redentor, cujos braços abraçam a cidade ferozmente católica ou embarque em um teleférico para acessar o Pão de Açúcar (Pão de Açúcar) à beira da água.
De todos os bairros no topo da colina, o arejado enclave de artistas boho Santa Teresa é o que tem mais a oferecer aos turistas. Passe algum tempo sentado em cafés ou visitando lojas de artesanato e depois faça um passeio no querido bonde histórico do Rio, atravessando o aqueduto até a Lapa, onde podem ser encontradas casas de samba clássicas.
Durante o carnaval de fevereiro, o Rio é uma explosão de chapéus de penas e movimentos sofisticados de pés – mas é possível vivenciar o espírito de festa em qualquer época do ano. Visite um dos sambódromos estabelecidos da cidade para ver os carros alegóricos e vestir-se com fantasias descartadas.
Do imã turístico Copacabana às badaladas Ipanema e Leblon, a vida gira em torno da praia. Dia e noite, os cariocas correm, descansam ou jogam futebol em sua sala de estar ao ar livre.
Onde ficar
O Brasil não é o lugar mais barato para se visitar, mas há uma boa opção de hospedagem em diferentes faixas de preço no Rio. Grandes hotéis e arranha-céus percorrem o litoral de Copacabana até as sofisticadas áreas residenciais de Ipanema e Leblon, enquanto mansões coloniais foram convertidas em hotéis em Santa Teresa. Os albergues estão espalhados mais acima nas colinas.
Os hotéis históricos também são populares na Bahia, em Minas Gerais e em Paraty, onde propriedades clássicas foram convertidas com sensibilidade. Os quartos variam em tamanho e design, mas isso faz parte do charme.
A melhor maneira de conhecer a Amazônia e outras áreas de selva é hospedando-se em um alojamento ecológico. Construídas em harmonia com o seu ambiente, muitas também beneficiam as comunidades locais através de empregos e doações. Os alojamentos de luxo terão estruturas melhores projetadas para impedir a entrada de mosquitos e insetos. Alguns oferecem passarelas com dossel e torres de observação de pássaros.
No Pantanal, a escolha de hospedagem é limitada, desde fazendas familiares transformadas em propriedades de luxo até simples barcos flutuantes.
Melhor época para visitar
Em todo o Brasil, os meses mais quentes vão de novembro a março, quando as temperaturas variam entre 27ºC e 33ºC. Janeiro e fevereiro podem ser extremamente movimentados, com multidões participando das celebrações de Ano Novo e festividades de Carnaval. Os meses mais secos no Pantanal vão de abril a outubro. O inverno cai de junho a setembro.